Tudo sobre o AGLOCO

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Uma breve história do AGLOCO, pelo Equipe de Desenvolvimento (traduzida do inglês)




A Infomediária


No mês de fevereiro 1999, fomos quatro, sentados num pátio na faculdade Stanford (todos éramos ou estudantes ou ex-estudantes), criando um novo conceito: a infomediária online. Demo-nos conta que os usuários indivíduos da Internet, pelas suas ações e a informação que proviam (tanto com boa vontade que não) criavam valor imenso. Mas nada deste valor voltava a estes provedores.

Demo-nos conta também que muitas pessoas guardavam informação pessoal que compartilhariam se recebessem parte dos lucros gerados, e se outras condições, tais como a seguridade e a privacidade, fossem asseguradas. Sabíamos que as companhias pagariam para ter mais informações sobre os usuários da Internet. Mas nenhum sistema existia para vincular as companhias e os usuários direitamente.

AllAdvantage.com

Então, lançámos o AllAdvantage.com na primavera de 1999 para tentar criar este vínculo. Por carregar e usar a ViewBar, os membros basicamente alugavam uma parte das suas telas e alguns dados acerca dos hábitos deles por um salário.



O conceito de "ser pago por surfar a rede" resultou num sucesso esmagador. Mais de 10 milhões de pessoas ficavam alegre de compartilhar no lucro feito na rede só por compartilhar alguns dados não-pessoais deles, embora a imprensa comercial duvidava este método. O conceito era bem-sucedido também na área de renda, como a maior parte da gente que o conhecia concordam com que o AllAdvantage gerou mais renda nos seus primeiros 12 mêses de existir do que toda outra empresa consumidora/anunciadora jamais.

No fim, e infelizmente muito rapidamente, o AllAdvantage.com fracassou porque dependíamos demais do capital de risco, e o crescimento do número de membros inteiramente superou o crescimento de renda nos primeiros dias. Simplesmente dito, nós cadastrámos os membros com tempo de Internet contado e vendemos os anúncios de forma standard para anúncios. O modelo AllAdvantage.com começou a pagar os membros tão logo que carregaram e usaram a ViewBar por primeira vez, mas fazia falta algum tempo para as horas acumuladas se converterem em dinheiro.

Com a queda dos mercados de anúncios online e de financiamento de Internet em 2000-01, as rendas da empresa não podiam seguir o crescimento rápido do número de membros (e os custos por horas fixos ligados a este crescimento). Lamentavelmente, tivemos que fechar a empresa, mesmo que outras pessoas ainda tentavam juntar-se.

Embora não fosse a nossa eleição preferida fechar a companhia, AllAdvantage.com cumpriu todas as promessas feitas aos membros. Enviámos mais de $100 milhões em cheques aos membros, e os anunciadores aproveitaram-se da oportunidade mais exata e rica em informação em toda a rede.

A companhia sim faleceu, mas as idéias que a apoiavam jamais morreram...

Quem somos hoje?

A indústria de anúncios, após uma pausa em 2001-02, fica mais grande do que nunca (o Google mudou tudo). Encontra-se pesquisas enfocadas e anúncios relacionados automaticamente com o tema da página em todas partes, algo quase inexistente em 1999. As companhias -- o Google e o Yahoo, por exemplo -- estão a convencer os surfistas carregarem as "barras de ferramentas" delas (bem familiar, não?) para colherem mais informações dos membros. Todas estas informações -- e as companhias que as juntam -- valem mais do que nunca. Mas os usuários indivíduos ainda não têm nenhum jeito eficaz de tirar a porção deles disso.

O YouTube foi comprado em outubro 2006 pelo Google por $1.65 bilhões. A história de três tipos ganharem centos de milhões de dólares num ano é um estupendo conto de sucesso comercial. Mas o que é que aconteceu aos primeiros usuários que puseram os seus vídeos aí e dizeram que os seus amigos fizessem igual? Atualmente não se ouve falar deles, pois não receberam nada (além de alojamento na rede). Não foram eles que ajudaram o YouTube tornar-se numa companhia multi-bilhonária? Sim, o site é maravilhoso e os fundadores merecem todo crédito que recebem, porém foram os usuários que contribuiram valor ao projeto afinal. Há um monte de sites vídeo; se não fosse o YouTube, um outro site jogaria o mesmo papel de tornar-se numa empresa conhecida em todas partes e ser comprada por um preço espetacular.

Não queremos denunciar o YouTube (adoramos usá-lo). Que tal os primeiros usuários do Skype? Aqueles que carregaram por primeira vez o software, ligavam aos seus amigos em diferentes países e dizeram aos seus pais que o usassem também? Nem viram um centavo dos $2.6 bilhões que pagou o eBay para a companhia. E o MySpace (o Orkut norte-americano)? Que tal os milhões de membros aí? Como foi o pago para eles quando o News Corp. comprou a companhia por quase $600 milhões? Depois de tudo, o Rupert Murdoch (o dono maioritário do News Corp) procurava os membros ao ele comprar o site.

O que queremos dizer aqui é que há um monte de sites para fazer conexões sociais na Internet, mas são os membros que dão valor a estes sites e serviços. Contudo, eles não tomam nada deste valor.

É possível dar mais exemplos. Mas a história é sempre igual: Os usuários (e as informações que trazem) valem muito. A criação de um sistema que permite os usuários compartirem os lucros é a próxima grande coisa. Nós chamamo-lo uma rede econômica. Outros chamam-no de uma cooperativa global online. Ou seja, "o Linux para os consumidores comuns." É uma grande idéia e está a acontecer agora.

AGLOCO

Lançámos o AGLOCO num café perto do recinto da faculdade Stanford. Sentámo-nos com um grupo de estudantes graduados da Stanford para desenhar a próxima geração da empresa de Internet por usar o sistema "informediário" como um dos blocos de fundação.

Decidimos que queríamos construir a rede econômica que permite que os indivíduos compartam os lucros gerados pelos dados e ações deles. O AGLOCO é mais que um site e mais que uma companhia de barra. É uma rede que vincula a gente, as suas informações e os seus amigos para formar um ente maior.

Como todas as redes que já se estabeleceram (seja a Internet mesma ou o MySpace), esta rede fortalece-se enquanto cresce. Um AGLOCO com uns 1,000 ou 10,000 membros não vale muito mais que a soma dos seus constituintes. Mas tendo 1 ou 10 milhões de membros, fica importante. Vem a ser importante porque isto muda a relação companhia-consumidora online; aliás, muda a maneira de todo o mundo pensar da experiência online.

Porque funciona bem?

Porque se espalham os efeitos do existir da rede por si. Quanto mais cresce, mais forte fica. Com mais membros e fontes de renda mais grandes, os lucros que
os membros compartem amontoam - e isto atrae mais novos usuários, e daí vem mais lucros. O incentivo para cadastrar-se cedo e difundir o programa a muitos amigos é grande então, pois os primeiros membros que ajudam a construir a rede estão em condições de ganhar mais (como todas empresas novas, nas quais os primeiros empregados se aproveitam desproporcionadamente do sucesso delas)

Enquanto o AGLOCO cresce o incentivo econômico continua a crescer, pois oferece uma recompensa cada vez mais substancial aos membros. Ao contrário do AllAdvantage.com, que incorria gastos por cada hora acumulada, o AGLOCO produz lucros positivos de cada hora usada sem levar quase nada de gastos adicionais quando o usuário usar mais a ViewBar do que necessário. O AGLOCO vai ter os gastos de operação normais (manutenção do site, amplitude de banda, seguro, telefones, espaço comercial, departamentos de venda e administração, etc.) mas como o Google estes gastos serão mínimos ao lado da renda gerada pelos membros.

Os membros possuem a companhia. É verdade -- a companhia inteira pertence aos membros. Os usuários convertem boas idéias em valiosas coisas. As idéias são magníficas, mas sem os membros, ficam idéias
só. Toda decisão é tomada depois de informar-se sobre o que é melhor para os membros a longo termo. É um novo jeito de pensar, mas vai triunfar porque estamos todos juntos no projeto.

Nós possuimos a companhia gerente. É dizer, os empregados e investidores possuem-na. A companhia gerente colhe 10% das rendas do AGLOCO (do mesmo jeito que o Tom Cruise paga 10% do que recebe ao agente dele). Isto deve ser um incentivo bastante forte para continuar a atrair um maravilhoso equipe de gente com bom jeitão que o AGLOCO precisa para maximizar o valor para os membros/acionistas.

A confiança é tudo. Se perdermos a sua confiança, a rede fracassará. Trabalhamos em nome dos membros, e em tudo o que fazemos é preciso ter isso em consideração. Os nossos membros sabem o que estamos fazendo com os dados deles, e como isto vai os beneficiar. Sabe você como os outros sites na rede colecionam os seus dados ou como os usam? É muito
provável que não. Pensa nisso.

Nenhum custo aos membros - jamais. O AGLOCO nunca custa nada para os membros. Pergunte aos ex-membros do AllAdvantage o que custou para eles se juntarem; a maioria vão recordar quanto recebiam (leu corretamente -- recebiam).

A privacidade é suprema. Não há nenhum spam, nenhuns anúncios pop-up, nenhuma venda de informação, nenhuns emails de gente que você não conhece, nenhumas solicitações a enviar emails a gente que não conhece, e nenhum engano. E ponto final. O nosso histórico é público - não há gasto escondido nenhum. A recompensa para os membros pode ser muito grande; o céu é o limite. O lado mau é essencialmente nada.

Seja paciente. A gente sempre quer tudo de imediato. Nós também. Mas as coisas costumam demorar; então fique conosco. É preciso tempo, dinheiro e gente para pôr tudo em marcha... e chegaremos. Os membros do AllAdvantage.com queixaram-se que o desenvolvíamos devagar demais, porém depois que a companhia desapareceu, deram-se conta de quão boa era e se queixavam dela não existir mais! Requer tempo para enviar cheques de mais de $100 milhões aos membros. Assim é que vai requerer tempo para criar uma rede econômica que comparte a riqueza da Internet com os milhões de usuários. Contudo, você tem um papel para jogar e pode nos ajudar a acelerar o processo, ainda ganhando dinheiro à vez. Assim é como:

Envolva-se já. Faça a sua parte. Diga aos seus amigos e construa a sua rede de pessoas referidas. Creie um site que explica a rede econômica (é provável que você o fizer melhor que nós). Envie-nos as suas idéias por email. Desenhe uma ViewBar legal. Diz à sua companhia que colabore conosco. Escreva acerca de nós no seu blog. Pergunte-se como é que quer participar no compartilhamento do valor na Internet. Pense grande. É tua companhia. Divirta-se.

-- O Equipe de Desenvolvimento do AGLOCO

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